Praça da Matriz

A Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, é um espaço público e histórico da cidade de Porto Alegre. Localizada no coração da cidade, no Centro Histórico, ela existe desde os primórdios da capital.

Praça da Matriz @espacodiscoverpoa @pritrelles 
A primeira menção que do local da praça nos leva ao ano de 1753, quando ali construído um cemitério. O lado sul foi o primeiro a ser ocupado, construindo ali a Igreja da Matriz. Com isso, seu nome passou a ser Praça da Matriz, como é conhecido até hoje. Pouco tempo depois, em 1772, aparece no primeiro mapa da pequena povoação que era Porto Alegre no começo, como Praça do Novo Lugar.
Praça da Matriz @espacodiscoverpoa @pritrelles 
Em 24 de outubro de 1914 foi inaugurado o Monumento a Julio de Castilhos, em homenagem ao estadista gaúcho Julio de Castilhos. O monumento em bronze, construído na gestão do governador Carlos Barboza, foi criado pelo escultor Décio Villares. Cercam a figura central, diversas personificações de virtudes como a Coragem e Prudência, e de valores e instituições, como a Educação e Civismo. Mais tarde, a Praça recebeu grandes melhoramentos, que foram concluídos em 1919 . Nos entornos da Praça da Matriz se encontram, ainda o Solar dos Câmara, o Museu Julio de Castilhos e a Biblioteca pública do Estado, todos em edificações históricas.

Tá afim de conhecer mais? Compra teu ingresso aqui!

Comentários

Mais vistos

Faculdade

Chegados da Época Cosméticos

O Armazém