O Chimarrão e a Tradição

Chimarrão é a bebida tradicional gaúcha, legada pelas culturas indígenas caingangue, guarani, aimará e quíchua, composto por uma cuia ('copo'), uma bomba (canudo), erva-mate moída e água a aproximadamente 70ºc . O termo mate como sinônimo de chimarrão é mais utilizado nos países de língua castelhana. Chimarrão é o mais adotado no Brasil, sendo um termo oriundo da palavra castelhana rioplatense cimarrón.

O Chimarrão e a Tradição. @espacodiscoverpoa @pritrelles
Os primeiros povos de que sabemos terem feito uso da erva-mate são os índios guaranis, da região definida pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai na época da chegada dos colonizadores espanhóis; e os índios caingangues, que habitavam o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Misiones. Da metade do século XVI até 1632, a extração de erva-mate era a atividade econômica mais importante da Província Del Guayrá, território que abrangia praticamente o Paraná, e no qual foram fundadas três cidades espanholas e quinze reduções jesuíticas.
O chimarrão chegou a ser proibido no sul do Brasil durante o século XVI, sendo considerado "erva do diabo" pelos padres jesuítas das reduções do Guairá. A partir do século XVII, no entanto, mudaram sua atitude com a bebida e começaram a incentivar seu uso com o objetivo de afastar a população local do consumo de álcool.
O Chimarrão e a Tradição. @pritrelles
Pela tradição, o chimarrão é consumido em uma roda de amigos, familiares, pessoas e entes queridos, para um momento de descontração, conversa, compartilhamento. É servido pelo dono da casa ou pelo anfitrião, e sempre segurado na mão direita, passando para a pessoa à sua direita, no sentido anti-horário. O gesto significa que o convidado, hóspede, amigo, etc é bem vindo. Tradicionalmente, ao terminar de beber a água servida, caso se diga 'obrigada(o)', significa dizer que está satisfeito e não gostaria de beber mais. Não se deve mexer na bomba ('canudo'), e a água precisar ser quente, pois do contrário, ambos podem entupir o chimarrão e deve-se beber toda a água servida na cuia, até 'roncar'.
Em nosso Day Tour, muito além do centro histórico, você pode degustar um bom chimarrão, aprender a preparar e levar seu kit para casa! Pode comprar o tour clicando nesse link!

Comentários

Mais vistos

Faculdade

O Armazém

Chegados da Época Cosméticos