Comidas Típicas: Carreteiro

O carreteiro é um prato tradicional gaúcho bem popular e principalmente, bem simples. Nele vai, basicamente, cebola, tomate, carne e sal. Além de tudo isso, confesso que é uma das minhas comidas preferidas!

Comidas Típicas: Carreteiro @espacodiscoverpoa @pritrelles
O prato surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois coziam, em panela de ferro, uma mistura de charque picada (guisado) com arroz. Pela simplicidade, podia ser preparado pelo viajante solitário, que somente poderia comer um churrasco (que é feito de carne fresca) e depois de muitos dias de viagem, na próxima parada.
Sem uma geladeira, o carreteiro de carne de sol, que, no Rio Grande do Sul, é conhecida como charque (preparado nas charqueadas). Se mantinha conservada durante os muitos dias de viagem empreendidos pelo carreteiro transportador de cargas, seguia entregando suas cargas pelo menor trajeto até o destino.
Originalmente à base de charque e arroz e tradicionalmente preparado em panela de ferro, é um dos principais pratos da culinária gaúcha. Hoje em dia, as variações também contam com linguicinha, coração e frango.

Para fazer: 

Ingredientes:
meio quilo de charque (ou da carne de sua preferência - também podendo ser de cogumelos e vegetais)
1 colher (sopa) de óleo
1 cebola média picada
1 tomates picados
1 punhado de arroz por pessoa
sal a gosto

Modo de Preparo:
Aqueça a panela com o óleo e adicione a cebola. Deixe dourar um pouco e adicione a carne picada. Espere dourar e mexa. Adicione sal ou tempero a gosto e mexa. Coloque o tomate picado e deixe criar água. Mexa para não grudar e sentir o ponto do molho. Adicione o arroz, mexa e deixe fritar um pouco. Adicione água até tapar o conteúdo da panela. Vá adicionando água, mexendo e conferindo o sal. A quantidade de água vai depender de quão 'molhadinho' com molho tu prefere o carreteiro. Desligue o fogo e sirva.

Aqui, gostamos de cozinhar um ovo por pessoa, picar temperinho verde e alho poró, Colocamos uma fatia de queijo muzzarela por baixo, adicionamos o carreteiro ao prato e por cima, colocamos um pouco de ovo picado, temperinho verde e alho poró. Alguns ainda gostam de queijo ralado e acompanhar com um pão de cacetinho (por isso, quanto mais caldo tiver, melhor!) e salada!

E aí? Quem tu vai chamar pra curtir a receita contigo? Curtiu? Bom apetite!

Comentários

  1. Eu comi muito pouco arroz carreteiro durante a minha vida.
    Achei a receita fácil de se fazer, irei tentar, quarentena é um ótimo momento de tentar receitas novas. Gostei muito da forma como introduziu o assunto com a história do prato. Parabéns e gratidão.

    ResponderExcluir
  2. O que fazemos por aqui é um pouco diferente, mas gostei bastante dessa receita. Deve ficar uma delícia!

    ResponderExcluir
  3. oi, tudo bem, que receita simples de fazer, e com aspeto delicioso, vou esperientar

    ResponderExcluir
  4. amo post de receitas <3 sou vegetariana, então teria que achar algo pra substituir a carne Ç)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Eaí, gostou do post? Me fala aqui nos comentários!

Mais vistos

Faculdade

O Armazém

Chegados da Época Cosméticos