A Lenda da Lagoa dos Barros

Localizada entre as cidades de Osório e Santo Antônio da Patrulha, a lagoa é o cenário de uma lenda que intriga à todos que passam por lá ou que a conhecem. Há quem acredite que seja amaldiçoada, por não haver peixe, camarão, algas ou qualquer outro ser vivo ali, na causa do feitiço que permeia a lagoa.

A Lenda da Lagoa dos Barros @espacodiscoverpoa @pritrelles
A Lenda da Lagoa dos Barros @espacodiscoverpoa @pritrelles


Ninguém toma banho, acampa nas margens ou pensa em uma voltinha de barco mesmo que breve. Alguns dizem que a água seja envenenada, que mesmo não morrendo na hora, não tardará muito, com muita febre e dor de cabeça envolvidos como forma de punição. Também existe a crença do redemoinho no meio da lagoa que possa engolir qualquer coisa que por ali passe. Também já disseram ser encantada.

Mas a mais famosa das lendas, de hoje, ainda é a da noiva morta há anos. Quem é gaúcho dificilmente não ouviu essa história da boca dos mais velhos, como piada, alerta ou até tentativa de amedrontar! Dizem que ela pode ser vista de branco, andando pelas águas. 
Ela vem de um caso real, da década de 1930, onde havia sido encontrada morta perto da lagoa. Alguns dizem ter sido morta pelo próprio noivo, voltando da festa de casamento, passando pela lagoa ele teria a estuprado e assassinado. Ainda ressaltam que teria sido enforcada com o próprio véu.
Outros dizem que por ser apaixonado pela mulher porém não correspondido, o motorista da família / teria utilizado do amor impossível como desculpa para o fim e a teria assassinado quando a levava de volta para casa, à noite e a teoria amarrado uma corda no pescoço e uma pedra, jogado a moça no fundo da lagoa.
Com o passar dos anos e a morte não sendo resolvida, há relatos de que ela possa ser vista vagando pelas margens, pela lagoa ou até pedindo carona para motoristas desinformados à beira da estrada. Verdade ou não, com noia ou não, o povo de Osório sabe alguma coisa errada com a lagoa, tem!

E aí, curtiu?! Já viu a noiva pela lagoa ou nas margens? Ou já perdeu o sono por causa dessa lenda? Me conta aqui nos comentários!

Comentários

  1. Oi
    Que legal 🙂 eu adoro essas lendas são bem interessantes. Preciso ir conhecer este lugar..

    ResponderExcluir
  2. Essa lenda eu nao conhecia nao, mas achei super interessante. Fiquei ate curiosa p conhecer

    ResponderExcluir
  3. Historia interessante... nao conhecia

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a lenda, mas achei bem interessante!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Eaí, gostou do post? Me fala aqui nos comentários!

Mais vistos

Faculdade

O Armazém

Chegados da Época Cosméticos