A lenda do João de Barro

É uma lenda indígena, dos povos aqui do sul do Brasil, que contam de quando um jovem se apaixonou por uma lindíssima moça da tribo que também era a apaixonada por ele, e por isso, o jovem resolveu pedi-la em casamento. O pai da moça perguntou à ele, que provas ele poderia dar à de sua força para que se casasse com a moça mais linda da tribo e ele respondeu serem as provas do seu amor por ela.
O pai da menina gostou da resposta do rapaz, mas julgou como arrogante e lembrou que o último que se atreveu à pedi-la em casamento, disse que ficaria cinco dias de jejum, mas no quarto dia morreu de fome. O jovem então prometeu ficar nove dias em jejum e não morrer. 


A lenda do João de Barro.
A lenda do João de Barro @espacodiscoverpoa @pritrelles

A tribo inteira se espantou com o jovem, mas o pai da moça ordenou que a prova começasse de imediato. 
O rapaz foi enrolado em um couro de anta e e foi vigiado, dia e noite para que não fosse alimentado e tivessem provas de que ele não escapou de onde foi colocado.
Já a moça, chorou noite e dia, implorando à Lua que mantivesse o rapaz vivo para que pudessem ficar juntos. Aos cinco dias, a jovem pediu ao pai que não o deixasse morrer e seu pai lhe disse que o jovem era arrogante e por isso, o deixaria á até o nono dia, para então ver o que aconteceria.


Chegado o dia, quando solto, o moço saltou, seus olhos e sorriso brilhavam. Sua pele estava limpa e cheirava a amêndoas. Toda a tribo ficou espantada. E mais ainda, quando sele viu a moça amada e começou a cantar, enquanto se transformava em um pássaro. No mesmo instante, a moça foi atacada por raios de luz da lua e transformada em pássaro também e o casal saiu voando para a floresta e desapareceram juntos. Segundo a lenda, foi como surgiram os pássaros João de Barro.

A prova de um grande amor uniu os dois, pode ser vista no cuidado com que os pássaros constroem suas casas e protegem os filhotes. Os homens amam o pássaro, lembrando da sua força vinda do amor, maior que a própria morte.

Comentários

Mais vistos

Faculdade

O Armazém

Chegados da Época Cosméticos