Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Hoje vamos contar a história de um dos locais que visitamos no tour diurno e no tour pelo Centro Histórico de Porto Alegre: A história da Catedral! Que está relacionada com a origem da capital.

Com a transferência da capital do estado de Viamão para o Porto dos Casais, teve a necessidade de se construir uma nova igreja, com dimensões correspondentes ao novo status da cidade. Em 12 de julho de 1772, o vice-rei mandou que demarcar um terreno para a construção. O projeto, em estilo barroco, veio pronto do Rio de Janeiro em 1774, com autor desconhecido. Em junho, as primeiras providências para a construção foram tomadas pela Confraria do Santíssimo Sacramento e pela Irmandade de Nossa Senhora da Madre de Deus, ambas dirigidas pelo padre Faria e pelo governador Marcelino de Figueiredo. As obras só se iniciaram efetivamente em fins de 1779.
Em 3 de maio de 1920 foram iniciadas as obras de terraplanagem e demolição da Matriz, e a pedra fundamental do novo templo foi lançada a 7 de agosto de 1921. Somente vinte anos depois é que as celebrações puderam ser realizadas na nave da catedral, já sob administração de Dom Vicente Scherer.
Eaí, curtiu conhecer um pouco mais da capital gaúcha? Conta aqui pra gente!

Comentários

Mais vistos

Faculdade

Chegados da Época Cosméticos

O Armazém