Mercado Público de Porto Alegre

O Mercado Público de Porto Alegre é um centro de abastecimento no coração da cidade. 
Inaugurado em 1869, sobre o primeiro aterro da cidade, conta com 106 estabelecimentos com um mix diferenciado de atividades. 
Com um diferencial de atendimento, não existe nenhuma loja com o sistema de auto serviço. Por conta disso, são aproximadamente 1200 pessoas trabalhando diretamente no local.


Mercado Público de Porto Alegre @espacodiscoverpoa @pritrelles

Lá podemos encontrar bons produtos e uma boa política de preços. O Mercado Público também atua como espaço para manifestações culturais e comunitárias da cidade, sendo cultuado por religiões afro por ter um importante assentamento de Bará.


O prédio, em estilo eclético com forte influência neoclássica, foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (Lei 4.317/77) em 12 de dezembrode 1979. Em 1987, foi criado através da Lei 5994/87 o FUNMERCADO (Fundo Municipal do Mercado Público), formado com a receita arrecadada das permissões de uso, tendo a finalidade de custear a restauração, reforma, manutenção e revitalização do prédio.

Mercado Público de Porto Alegre @espacodiscoverpoa @pritrelles

Em 1990, a administração da cidade organizou uma equipe multidisciplinar para desenvolver um Projeto de Restauração, no qual ficavam claros os seguintes objetivos: Resgate da qualidade estética da edificação; Otimização de seu potencial de abastecimento e valorização dos espaços de sociabilidade.


A reforma criou uma moderna estrutura de aço e vidro para cobertura da grande área do pátio interno, recuperou a percepção visual das arcadas, resgatou as circulações internas, criou novos espaços de convivência e implantou redes de infraestrutura compatíveis com o funcionamento do Mercado. Foi construída uma nova cobertura que possibilitou a integração entre o térreo e o segundo pavimento. No segundo pavimento, onde antes existiam escritórios e repartições públicas, atualmente estão instalados diversos estabelecimentos como restaurantes, lancherias, etc.

Mercado Público de Porto Alegre @espacodiscoverpoa @pritrelles


Em 6 de julho de 2013, sofreu seu quarto incêndio, quye teve início por volta das 20h30min na parte antiga do local, e se alastrou rapidamente, consumindo uma grande parte do segundo piso e do telhado. O moderno pátio interior coberto, com suas bancas, bem como o térreo da parte antiga, não foram atingidos. A estrutura do prédio sobreviveu mesmo nos locais incendiados e não sofre risco de desabamento.
Um dos edifícios mais tradicionais e estimados da capital gaúcha, causou apreensão em muitas pessoas, formando uma multidão em torno do incêndio, as redes sociais publicaram mensagens de tristeza, e pela intensidade do fogo temeu-se uma destruição total. Os bombeiros chegaram rápido e em cerca de duas horas conseguiram cessar o fogo com um efetivo de 70 soldados e vários caminhões. Em inspeção no dia seguinte a perícia calculou que apenas 10% do total do Mercado foi destruído, mas de qualquer maneira os prejuízos foram grandes e sem qualquer vítima. A causa do fogo foi creditada a uma fritadeira elétrica. Graças aos permissionários, o PPCI do prédio foi expedido em março de 2019.

Ele está na rota dos tours:

Comentários

Mais vistos

Faculdade

O Armazém

Chegados da Época Cosméticos